Dicas Como escolher o tamanho certo?
Como escolher o tamanho certo? PDF Imprimir E-mail

Quarto do Casal

O primeiro cuidado deve ser com as medidas do colchão. Na hora de comprar o lençol para forrar o colchão, é preciso saber ou ao menos pré-determinar qual medida será satisfatória para adequar as necessidades do casal x tamanho do quarto, para que o ambiente esteja confortável e harmônico.

Se o colchão escolhido for, por exemplo, de molas e cama tipo Box (estilo muito usado hoje em dia), é praticamente obrigatório o uso do elástico para o lençol de forrar o colchão, pois é a única forma de manter a cama bem forrada já que a cama não terá laterais para ajudar a segurar o lençol no colchão.

Se a idéia de usar elástico não agradar, deve-se comprar lençóis de forrar bem maior que a medida necessária para o colchão escolhido. Ex: se as medidas da cama forem 1.60 x 2.00 (medida chamada Queen) deve-se comprar o tamanho que serviria para um colchão de 1.80 x 2.00 (king).


Quarto de Hospedes

A exemplo do quarto de casal, o de hóspedes também precisa da definição da cama. Há casos em que o quarto de hóspedes pode ser uma sala reversível (transformando um sofá em cama) para isso seria melhor comprar jogos de casal, ou se a cama for de solteiro, determinar se haverá bi-cama para providenciar os lençóis de solteiro em pares.

Para cada uma das soluções, ainda deve-se levar em consideração a freqüência ou necessidade de receber hóspedes. Em todo caso seria aconselhável, no mínimo, dois jogos para cada cama.


Mesa de Jantar, Copa e Cozinha e Lavabo

As medidas novamente vêem determinar a compra. No planejamento do enxoval é primordial que se tenha a certeza das medidas para que na hora da compra não ocorram riscos de gastos desnecessários.

A mesa de jantar, independentemente de medida ou forma, deve ser coberta para ocasiões especiais. Um forro ou protetor de mesa deixa em qualquer que seja a toalha, uma aparência de destaque e sofisticada distinção.

Embora o corre-corre da vida moderna não colabore para que os detalhes e fricotes da mesa sejam constantes, eles são necessários.

Na hora de receber, comemorar ou simplesmente fazer “diferente”, a mesa é o ponto alto de uma casa. Por isso, todo cuidado com ela é pouco e detalhes foram feitos e pensados para o sucesso de cada momento desses. A quantidade de guardanapos ou de argolas para guardanapos serão determinados na hora da compra, pelo estilo de vida que cada um tenha ou que queira adotar.